Existem 5 tipos de Hepatites virais. A Hepatite A, B, C, D e E. Hoje vamos falar dos tipos de Hepatites virais mais comuns, que são: Hepatite A, Hepatite B e Hepatite C.

    A falta de conhecimento sobre a hepatite é um dos maiores desafios que temos quando nos deparamos com essa doença. Sendo assim, é muito importante que todas as pessoas façam testes de seus diversos tipos regularmente e no caso de um possível resultado positivo ou sintoma, procurem tratamento o mais breve possível.

    Hepatite refere-se a uma condição inflamatória do fígado. É comumente causada por uma infecção viral, mas há outras possíveis causas de hepatite. Podendo ser: Hepatite autoimune, que ocorre quando seu corpo faz anticorpos contra o tecido hepático ou a hepatite que ocorre como resultado secundário de medicamentos, drogas, toxinas e álcool.

    E as Hepatites A, B e C são muito sérias?

    Hepatite A: As pessoas podem ficar doentes por algumas semanas a alguns meses. A maioria se recupera sem danos hepáticos duradouros

    Hepatite B: Aproximadamente 15%-25% das pessoas infectadas desenvolvem doença hepática crônica, incluindo cirrose, insuficiência hepática ou câncer de fígado

    Hepatite C: Mais de 50% das pessoas infectadas pelo vírus da hepatite C desenvolvem uma infecção crônica. Aproximadamente 5%-25% das pessoas com hepatite C crônica desenvolvem cirrose ao longo de 10 a 20 anos.

    Tendo como sua principal forma de transmissão o contato com sangue contaminado, inclusive por meio de relações sexuais desprotegidas, a hepatite C é a principal causa de transplantes de fígado e uma epidemia no mundo inteiro. Ela atinge cinco vezes mais pessoas que o HIV/Aids. E mesmo sendo uma doença muito grave, que pode causar cirrose, câncer de fígado e levar até mesmo à morte.

    Uma das formas de se prevenir as hepatites virais é com a vacina. Ela previne contra os tipos A e B (sendo que ao tomar a vacina da hepatite B previne-se também a hepatite D). Para os tipos C e E, infelizmente, ainda não temos vacinas disponíveis.

    Todas as Hepatites são sérias e no caso de algum sintoma, a ajuda médica deve ser procurada com urgência.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *