No dia de hoje, 10 de setembro, nós temos o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, data que foi estabelecida para chamar atenção a este tema tão importante e delicado. Tendo este ano o tema: “Criando esperança através da ação”, que fala sobre a necessidade de ter uma ação coletiva para lidar com essa questão urgente no Brasil e no mundo.

     

    O suicídio continua sendo uma das principais causas de morte em todo o mundo, de acordo com as últimas estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária, câncer de mama ou até mesmo guerras e homicídios.

     

    Este tema é, infelizmente, uma preocupação global que foi aumentada pelos desafios que todos enfrentamos com a COVID-19. A pandemia impactou todos os aspectos da vida, relacionamentos, saúde e bem-estar das pessoa. Com as restrições globais, é vital que a saúde mental e a prevenção do suicídio continuem sendo prioridades. Nunca foi tão importante cuidar de nós mesmos e uns dos outros.

     

    No entanto, o suicídio pode ser evitado. E para isso toda a população mundial deve se unir cada vez mais, escutando o próximo, sendo mais empático e estar realmente disposto a ajudar. Mas jamais esquecendo que o primeiro passo para ajudar o próximo é se ajudar.

     

    O Instituto Caduceu espera ajudar com nossas postagens e apoio sempre que possível, mas se você estiver procurando ajuda entre em contato com o CVV (@cvvoficial) que lá eles podem ajudar ainda mais ou procure um Psiquiatria e/ou Psicólogo.

     

    Somos pessoas incríveis/insubstituíveis e juntos somos mais fortes.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *