No dia de hoje, 25 de julho de 2021, é comemorado o Dia do Endoscopista. Dia que foi criado com o intuito de homenagear os profissionais na área da medicina que são cada vez mais indispensáveis no diagnóstico e tratamento das doenças do aparelho digestivo.

    O médico Endoscopista é aquele que olha dentro do paciente, com o intuito de obter imagens internas do corpo do paciente de forma não invasiva.

    A endoscopia é um procedimento não cirúrgico usado para examinar o sistema digestivo de uma pessoa. Usando um endoscópio, um tubo flexível com uma luz e uma câmera ligadas a ele, seu médico pode ver imagens do seu trato digestivo em um monitor.

    Durante uma endoscopia superior, um endoscópio é facilmente passado pela boca e garganta e para o esôfago, permitindo que o médico veja o esôfago, estômago e parte superior do intestino delgado.

    No geral, a endoscopia é muito segura, no entanto, o procedimento pode ter algumas complicações, como por exemplo: Perfuração (rasgar na parede do intestino), reação à sedação, infecção, hemorragia, pancreatite como resultado da colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE ou CPER).

    Muitas vezes o médico endoscopista recomenda uma endoscopia para avaliar:

    Dor de estômago;

    Úlceras, gastrite ou dificuldade em engolir;

    Sangramento do trato digestivo;

    Alterações nos hábitos intestinais (constipação crônica ou diarreia);

    Pólipos ou crescimentos no cólon;

     

    Ao mesmo tempo, este profissional atua na prevenção destes sintomas, evitando que o enfermo necessite de cirurgias mais invasivas e de difícil recuperação.

    Nós do Instituto Caduceu desejamos um feliz dia do Endoscopista a todos médicos que atuam nessa área e seguem fazendo um ótimo trabalho para promover a segurança e bem estar dos seus pacientes.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *