Da Grécia antiga para as telas de celulares, a Medicina é uma área do conhecimento humano que soube se reinventar. Aliando-se à tecnologia em busca de novos métodos de tratamento e se tornar cada vez mais integrada à sociedade.

A milenar arte de cuidar da saúde, prescrever procedimentos e medicações evoluiu e ajudou a aumentar a expectativa de vida das pessoas nos grandes centros urbanos e territórios isolados.

18 de Outubro é o Dia do Médico

Apesar de ser uma data simbólica, o Dia do Médico é uma grande oportunidade de agradecimento e reflexão.

Profissionais dedicados à prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças buscam melhores condições e jornadas de trabalho menos extensas e desgastantes.

Reconhecer a importância desses profissionais é também refletir sobre o porquê comemoramos o Dia do Médico em outubro.

Além do Brasil, países cristãos como Itália, Portugal, França, Espanha, Bélgica, Polônia e extraoficialmente na Inglaterra, comemoram o Dia do Médico em 18 de Outubro. A data está ligada à comemoração da Igreja Católica do dia de São Lucas.

Desde a ascensão do cristianismo, inúmeras profissões foram ligadas a santos católicos. Segundo a Bíblia, São Lucas era médico e seguidor de Jesus. Considerado padroeiro dos médicos, o dia de São Lucas é comemorado em 18 de outubro.

No Brasil, a data foi comemorada instituída pelo médico, professor de cirurgia, e fundador do Sanatório São Lucas, escritor e filantropo paranaense Eurico Branco Ribeiro.

Segundo dados do Conselho Federal de Medicina, o Brasil conta com 353 (trezentos e cinquenta e três) faculdades de medicina e mais de 500.000 (quinhentos mil) médicas e médicos espalhados por todo o território nacional.

O Mês do Médico

Homenagear o trabalho dos médicos, que dedicam suas vidas ao bem-estar coletivo é o reconhecimento das responsabilidades que essa profissão exige.

Por conta das atividades profissionais e sociais que se estendem por todos os dias de outubro, esse mês é considerado o Mês do Médico.

Indo um pouco mais além do imaginário popular de pessoas que vestem jalecos brancos, andam com estetoscópios no pescoço e são capazes de salvar vidas, o médico supera adversidades diárias para cumprir com seu dever profissional.

E como a prática da medicina está em constante evolução, ter acesso a novos conhecimentos é essencial.

Por isso, durante o Mês do Médico, os primeiros 50 inscritos no curso de Pós-Graduação Médica do Instituto Caduceu ganham um desconto especial de 70%.

Matricule-se no curso de Pós-Graduação Médica do Instituto Caduceu e comemore o Mês do Médico desenvolvendo sua carreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *