O mês de novembro é representado pela cor azul que simboliza uma homenagem mundial de combate contra ao câncer de próstata, que se diagnosticada em um estágio inicial, muitas vezes pode ser curada com sucesso.
A campanha de novembro, que tem como objetivo incentivar a população masculina a realizar testes preventivos e mudar o estigma associado à visita de um especialista e ser submetido ao exame de toque.
Em sua fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, mais de 90% dos tumores já estão em fase avançada, o que dificulta muito a cura. Nesta fase os sintomas podem ser:
- dores ao urinar;
- presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
- dor óssea;
- vontade de urinar com frequência;
A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista fazer os exames periodicamente.
Para saber qual o melhor tratamento vai depender de vários fatores, como estado de saúde atual, nível da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores menos agressivos há a opção da vigilância ativa, na qual de tempos em tempos se faz um monitoramento da evolução da doença intervindo se houver progressão da mesma.
Você é médico e tem interesse em desenvolver ainda mais seu conhecimento na área médica?