No dia de hoje, 14 de setembro, celebramos o dia do Médico Nuclear, que é uma área médica essencial para o diagnóstico e tratamento de diversas doenças.
A medicina nuclear tem uma área de atuação ampla, atuando em conjunto principalmente com: Cardiologia, Hematologia, Neurologia e Oncologia. Entretanto, ela não atua apenas com essas especialidades, pois ela atua em conjunto com quase todas as áreas médicas.
Os procedimentos de medicina nuclear são usados no diagnóstico e tratamento de certas doenças. Estes procedimentos utilizam materiais radioativos chamados radio farmacêuticos.
O paciente vai inalar, engolir ou ser injetado com um rádio farmacêutico. Depois de tomar a substância, o paciente normalmente se deitar em uma mesa, enquanto uma câmera tira fotos. Esta câmera se concentrará na área onde o material radioativo está concentrado, e isso mostrará ao médico que tipo de problema existe, e onde ele está.
Exemplos de doenças tratadas com procedimentos de medicina nuclear são: Hipertireoidismo, câncer de tireoide, linfomas e dor óssea de alguns tipos de câncer.
Muita radiação pode potencialmente danificar órgãos ou tecidos ou aumentar o risco de câncer.
No entanto, quando usado para o diagnóstico, o nível de exposição à radiação é em torno do mesmo que uma pessoa recebe durante um raio X de rotina do tórax ou uma tomografia computadorizada. Como resultado, os procedimentos de medicina nuclear e imagem são considerados não invasivos e relativamente seguros. Sua eficácia no diagnóstico da doença significa que os benefícios normalmente superam os riscos.
Nós do Instituto Caduceu agradecemos a todos profissionais desta área que tornam a Medicina Nuclear cada vez mais importante, viva e radiante. Feliz Dia do Médico Nuclear!