Depois de anos de estudos para ingressar numa Faculdade de Medicina, jovens recém-formados encontram novos desafios ao ingressarem no mercado de trabalho.
Ao se depararem com poucas vagas e muita concorrência, plantões subsequentes, falta de condições de trabalho e esgotamento, iniciantes na carreira médica sentem o peso e a responsabilidade da profissão.
Mas, se em algum momento o desânimo fizer você questionar sua escolha pela Medicina, lembre-se que cada desafio vencido é mais uma etapa na concretização do seu sucesso profissional.
Para ajudar profissionais em início de carreira a superar adversidades, listamos algumas dicas sobre o ingresso no mercado de trabalho.
Medicina e Vocação
Apesar das inúmeras adversidades no exercício da Medicina, existem incontáveis fatores que tornam essa profissão gratificante.
A Medicina é um sonho transformado em realidade. Através de muito esforço, horas de sono perdida e nervosismo nos primeiros plantões, o profissional de Medicina passa a refletir sobre o sentimento de dever cumprido em cada atendimento.
Encontrar soluções para problemas de saúde, dos mais simples aos mais complexos, é motivo de satisfação pessoal.
A medicina é uma vocação, por isso exige grande abnegação. São horas intermináveis de trabalho e inúmeros plantões, pressão de todos os lados e um forte espírito de persistência.
O Compromisso do Médico
A medicina é uma profissão essencial para a sociedade, logo, exige compromisso profissional integral.
Um dos primeiros desafios do profissional de medicina é equilibrar vida pessoal, expectativas e planejamento de carreira.
O acúmulo de trabalho, junto com as responsabilidades inerentes à profissão, dificultam o equilíbrio entre vida pessoal e compromissos profissionais.
Encontrar tempo para familiares e amigos, exercitar o corpo, diversão e descanso parece impossível. Mas saber equacionar o tempo é exatamente o diferencial do profissional comprometido com a Medicina.
O Trabalho do Médico
A Medicina é uma área profissional extremamente respeitada pela sociedade. Mesmo em condições insalubres de trabalho, profissionais da medicina conseguem responder aos anseios, dúvidas e necessidades dos seus pacientes.
A primeira grande exigência para o desenvolvimento de uma carreira de sucesso na medicina, não importando se a atuação é no setor público ou privado, é saber que o trabalho do Médico é conhecer e respeitar os pacientes.
Ter calma e firmeza são essenciais para um bom atendimento, além de criar uma boa reputação no mercado. Até mesmo pessoas com comportamento arredio estão em busca de respostas para seus problemas de saúde.
Retorno Profissional na Medicina
Em busca de retorno pessoal e financeiro, o profissional iniciante pode se expor a excessivas horas de trabalho.
É preciso compreender que incentivar os pacientes a ter uma vida saudável e livre de excessos, enquanto o profissional da medicina trabalha além do recomendável é uma contradição que traz inúmeros riscos à saúde.
Quanto mais horas de atendimentos em clínicas e plantões em hospitais em sequência, maior a possibilidade de desenvolvimento de doenças ocupacionais nesses profissionais iniciantes.
Depois de anos investidos em estudos, com consideráveis investimentos financeiros, a busca por reconhecimento e retorno profissional acaba por colocar iniciantes em uma desgastante rotina de trabalho e com poucas horas de descanso.
As carreiras são desenvolvidas com anos de trabalho, não com carga horária excessiva. Logo, equilíbrio e bom senso são as chaves para o retorno profissional.
Medicina do Século XXI
A era da informação está mudando a relação dos pacientes com a Medicina tradicional.
Um exemplo é o uso da internet como fonte de informações sobre sintomas e procedimentos médicos. Ao mesmo tempo que as pesquisas em sites, blogs e perfis em redes sociais podem esclarecer dúvidas, a falta de conhecimento aprofundado que só os profissionais habilitados possuem pode causar pânico nas pessoas.
Outro ponto é que vivemos numa sociedade que exige a compreensão dos profissionais de Medicina sobre o chamado atendimento humanizado. Tratar a todos os pacientes, sejam do sistema público ou particular, com dignidade e respeito, coloca o profissional nos padrões atuais da Medicina.
Saiba lidar com esse novo perfil de pacientes lendo periódicos, livros e e-books, conversando com experientes profissionais da área e buscando atualização profissional. Quanto mais atualizado com as novas práticas da Medicina atual, maior o reconhecimento do profissional iniciante, que jamais deve deixar de ser cordial, pontual e tratar a todos com dignidade.
Planejamento de Carreira na Medicina
Do primeiro trabalho fixo até a aposentadoria é um longo caminho. Mas, como você está planejando sua carreira?
Como seu planejamento definindo metas e estratégias para os próximos cinco anos, incluindo a especialidade que mais se encaixa com seus objetos e habilidades, é mais vantajoso trabalhar em uma grande cidade ou em pontos isolados do país e pesquisar sobre necessidades de mercado nas quais você possa atuar.
Além do retorno profissional, é necessário planejamento financeiro. Desde o seu primeiro plantão, busque informações sobre programação financeira para profissionais da medicina, saiba onde e como investir, mantenha os gastos sob controle e tenha sempre uma reserva estratégica para eventualidades.
O seu diploma é uma garantia para o exercício profissional, mas para ter retorno em sua carreira, esteja sempre com disposição para aprender e melhorar seus conhecimentos.
Reconhecimento na Medicina
Mesmo os profissionais iniciantes da Medicina já são percebidos como membros importantes da sociedade. Mas existem inúmeras fontes de pressão sobre os profissionais iniciantes de Medicina.
Por conta da intensa concorrência com novos a antigos profissionais, a pressão diária para resolver questões de saúde dos pacientes, com tempo reduzido e nenhuma margem para erros, faz com que atualização com novos procedimentos e medicamentos seja parte da rotina.
O exercício profissional vai elevar ainda mais essa percepção, levando ao reconhecimento e sucesso profissional.
É possível ter reconhecimento profissional e qualidade de vida no exercício da medicina, mesmo sendo iniciante.
Quanto melhor você conhecer seus objetivos e limites, maiores suas chances de se tornar um grande profissional no futuro.